Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

O Transporte de peças Automotivas e o Milk Run

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas enfrentam desafios diários para se manterem lucrativas e competitivas. Para isto, alguns ajustes vêm sendo feitos em competências como a logística e transporte, visando o aumento na produtividade e eficiência operacional, além da redução de custos.
 

Logística no Setor de Peças Automotivas
 

O setor de autopeças demanda uma estratégia bem planejada em relação aos serviços de logística, já que este mercado inclui não só a distribuição para novos veículos, mas também a reposição de peças de uma grande diversidade de veículos por todo o território nacional. Além disso, outro fator que torna este o transporte de peças automobilísticas mais complexo é o fato de que os componentes automotivos são de alto valor e requerem rapidez no transporte, uma vez que o veículo é uma ferramenta importante para o trabalhador brasileiro.

 

As empresas e transportadoras que oferecem este serviço devem possuir um grande controle sob seus processos e suas frotas, além de mão de obra qualificada para não causar prejuízos na cadeia de altíssimo valor da qual as peças automobilísticas fazem parte. Sendo assim, o processo exige grande agilidade entre o recebimento, separação e deslocamento do estoque, desde o momento que chegam no Centro de Distribuição até a entrega em seu destino.

 

Outra questão importante é que no caso das peças transportadas por motivo de reparação, deve-se levar em consideração que um veículo é um bem de alto valor no cotidiano de um indivíduo, o que torna a competitividade mais alta. Isto significa que muitas vezes não é só o valor que é levado em conta, mas se uma peça não está disponível em um dos centros na hora em que alguém necessita, a venda é perdida.

 

Leia mais: "Carga Fracionada e Completa: entenda a diferença;"

 

Entenda o Milk Run

 

Um dos sistemas mais utilizados por transportadoras que oferecem serviços de transporte para peças automotivas é o Milk Run. O Milk Run é um sistema de coleta programado que contribui na redução de custos e melhora o processo de transporte de peças automotivas, além de melhorar a agilidade dos serviços logísticos relacionados. A Fíngolo trabalha com este sistema e oferece o melhor em serviços logísticos para este tipo de segmento.

 

O termo Milk Run tem origem na antiga prática logística para abastecimento de pasteurizadores e beneficiadores de leite, que contava com um sistema com roteiros e horários pré definidos para as coletas de materiais em cada fornecedor. Para maior eficiência, o processo foi aperfeiçoado para os tempos modernos e hoje existem operadores logísticos especializados neste sistema, aumentando as chances de ganhos em escala. Além disso, é possível operá-lo em diferentes frequências paralelamente, dependendo da necessidade. ]

 

O sistema convencional de logística pelos fornecedores de montadoras acabam resultando na inclusão das despesas com transporte no preço dos produtos, ou seja, a montadora para pelo valor do frete embutido no preço do produto. Já no sistema Milk Run, a montadora contrata uma empresa de transportes que faz a coleta das peças ou componentes automotivos em seus diferentes fornecedores, economizando no curso do transporte.

 

Leia mais sobre o Transporte Rodoviário de Cargas e como ele funciona;

 

A Fíngolo oferece serviços específicos para o transporte de peças automotivas através do sistema Milk Run. Saiba mais entrando em contato com a nossa empresa.

 

mais artigos relacionados