Artigos

Uma série de artigos e notícias interessantes sobre saúde e cuidado

Logística Sustentável: Quais são suas vantagens para as empresas e para a sociedade

 

 

Uma das tendências mais relevantes no meio empresarial engloba o conceito de sustentabilidade e suas ramificações no processo produtivo. Sua importância está na tentativa de encontrar um equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Sustentabilidade é um termo que remete ao futuro, mais especificamente aos recursos naturais disponíveis para suprir a vida nos próximos séculos. Essa expressão também representa a forma como as pessoas e organizações interagem com a natureza.

Quando vista pela ótica do mercado, a sustentabilidade pode ter foco econômico. Isso quer dizer que medidas que buscam melhor utilização dos recursos podem resultar em benefícios financeiros.

A logística assume um papel importante na dinâmica de qualquer empresa. É por meio dela que prazos são cumpridos, os acordos são honrados com excelência, o cliente consegue ter suas expectativas atendidas e, assim, melhorar a rentabilidade média do negócio, bem como melhora a sua imagem perante o mercado.

 

Mas, quanto à logística sustentável, empresas que unem eficiência e cuidados sociais com o meio ambiente, ganham ainda mais a partir da união de suas potencialidades com os conceitos de responsabilidade social. Portanto, a logística sustentável tem ocupado o centro das atenções no mundo empresarial e industrial

A logística sustentável é aquela na qual há uma otimização na entrega do produto, atendendo às expectativas do cliente quanto a tempo e custo. Ao mesmo tempo, otimiza o uso dos recursos necessários, evitando emissões de gases poluentes em excesso na atmosfera, desperdícios de insumos, analisa a própria localidade na qual a empresa se insere, entre outras ações.

Os projetos relativos à sustentabilidade no campo da logística devem partir do princípio de que é possível obter resultados financeiros ao mesmo tempo em que se estabelece o respeito ao meio ambiente.

A criação de políticas sustentáveis deve estar inserida de forma eficaz no planejamento estratégico das organizações e integrada em sua cultura organizacional para obter melhores resultados. Diversas empresas com atuação nacional e mundial já têm dado a devida importância ao conceito de logística sustentável, incluindo metas e adoção de boas práticas, como:

 

·         redução do consumo de papel e dos insumos de impressão;

·         utilização de lâmpadas de maior eficiência energética para reduzir o consumo de energia elétrica;

·         priorização da utilização de veículos novos e mais eficientes quanto ao consumo de combustível e à produtividade;

·         otimização das rotas de entrega para realizar um maior número possível de remessas em uma única viagem;

·         incentivo à utilização de embalagens recicláveis ou reutilizáveis;

·         conscientização sobre o correto descarte do lixo e rejeitos;

·         estímulo ao abastecimento de combustíveis menos poluentes, como o etanol e o biodiesel.

 

Todos esses fatores e ações são combinados com uma demanda da própria sociedade, que exige que as organizações sejam responsáveis pelo espaço que degradam. Por isso, é preciso tornar a logística sustentável uma realidade em todos os segmentos da economia.

Conte com ajuda especializada

A Fíngolo Transportes é especialista em transporte de cargas e entregas rápidas. Entre em contato com a nossa equipe e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.

 

mais artigos relacionados