Artigos

Leia mais sobre transporte de cargas e mudanças na nossa seção de Artigos.

9 dicas para organizar mudança

Para você, mudar de endereço é um recomeço ou um pesadelo? Muitos se assustam com toda a novidade e, principalmente, com a necessidade de ter que mexer em todos os seus bens para separar, empacotar e guardar. Nesse ponto concordamos que não é das tarefas mais fáceis ou até mesmo prazerosa, mas, como tem que ser feita, separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento.

 

1. Planeje-se com antecedência
Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar, afinal, fazer tudo na correria pode dar mais trabalho que se você planejar a mudança com antecedência. Vá atrás de uma empresa que realize o serviço de mudanças, veja as datas disponíveis, se ela fornece ou não materiais para embalar, o que deve ou não desmontar (móveis, por exemplo). Com isso em mente, veja quantos dias tem para o dia D e vá, cômodo por cômodo desmontando e encaixotando. Uma boa dica é começar por itens que não usa tanto, já que não farão falta no dia a dia até a mudança.

2. Pratique o desapego
Usar a técnica do “vou colocar tudo aqui e quando mudar tiro o que não preciso” é furada. Além de você carregar peso desnecessário, após a mudança o cansaço vão falar mais alto e você vai acabar só mudando as coisas de lugar. Que tal aproveitar a oportunidade da mudança para dar uma geral e desapegar de tudo aquilo que não serve mais? Separe tudo aquilo que não usa, está quebrado, ou não faz sentido guardar e descarte ou separe pra doação. Assim você só encaixota aquilo que realmente usa.

3. Separe os itens por cômodos
Dessa maneira você consegue otimizar tanto o embalar como a arrumação pós mudança, já que está tudo junto. Dois pontos importantes aqui são: embalar os itens parecidos juntos e também nomear as caixas. Vale tanto escrever o nome do cômodo da caixa como também criar códigos de cores ou numéricos. A ideia aqui é facilitar a chegada das caixas na casa nova, assim já fica mais ou menos cada coisa no seu lugar.

4. Anote onde está o que
Além de marcar que aquela é a caixa da cozinha, é importante saber o que está lá dentro. Vale anotar na própria caixa, mas é uma boa dica também anotar em um papel ou planilha. Por exemplo, na caixa cozinha 1 estão as panelas, cozinha 2 os talheres, cozinha 3 pratos e assim por diante. Desse jeito não é preciso abrir todas para achar uma faca.

5. Faça uma caixa de itens importantes
Carregador de celular, documentos importantes, contas a pagar, chaves. Essas coisas que às vezes não tem um local específico mas é bom ter à mão. O mesmo vale para aquelas coisas que ficam “perdidas” depois que está tudo encaixotado. Junte tudo aí e marque com uma caneta vermelha ou algo chamativo para localizar fácil.

6. Acomode livros em malas
Livros, especialmente se você tem muitos, podem ser um problema. Não caia na tentação de colocar todos em uma caixa enorme. Ficará muito pesado e difícil de transportar. O ideal é colocá-los em caixas menores, ou em malas de viagem. Assim dá para acomodá-los bem e transportar com mais tranquilidade.

7. Proteja louças e copos
Louças e copos necessitam de cuidados extras. Use plástico bolha, separadores, filme plástico, papel, jornais. Tudo isso ajuda a acomodar melhor as peças e evitar que se quebrem no caminho. Empresas especializadas, como nós da Fíngolo, costumam auxiliar e fornecer esses materiais. Verifique isso antes de empacotar.

8. Embale as roupas direto no cabide
A melhor maneira de embalar roupas que estão penduradas é mantê-las assim. Junte em blocos e coloque um saco em volta, mantendo os cabides. Assim, na hora de organizar na casa nova é só pendurar e remover o saco, sem ter que pendurar ou desdobrar tudo de novo.

9. Faça uma caixa para o primeiro dia
Você mudou e está tudo empacotado. Como então achar uma troca de roupa, escova de dentes ou um casaco? A melhor coisa é criar uma caixa ou mala com itens de uso diário, como se fosse uma mala de mão de viagem. Uma ou duas mudas de roupa, roupas íntimas, itens de higiene. Leve isso com você e passe o primeiro dia mais tranquilo.

 

Seguindo essas dicas, quando for a hora de descarregar e organizar tudo na casa nova fica muito mais fácil, já que cada caixa estará no cômodo correto. Aí é só acomodar os itens no lugar específico e pronto. Vá cômodo por cômodo. Embora possa ser tentador, abrir diversas caixas ao mesmo tempo só vai deixar tudo mais bagunçado. Arrume o quarto, depois cozinha, banheiro, sala… escolha uma ordem e vá um por um arrumando. Como já organizou tudo antes, com certeza essa tarefa não será das mais complicadas.

Boa sorte e conte com a Fíngolo Transportes para fazer sua mudança residencial.